INSTALAÇÃO DO PAINEL

Devido ao constante aumento das tarifas de energia e ao estímulo da energia verde em vários países, tornou-se uma questão urgente para o cidadão comum a instalação de sua própria usina de energia solar. Para este fim, muitos proprietários de territórios e apartamentos privados estão instalando painéis solares para a casa. Mas nem todas as fontes isoladas produzem os resultados esperados e algumas não funcionam de modo algum. Portanto, abaixo consideramos as nuances básicas dos painéis solares e um algoritmo de instalação detalhado que lhe permitirá maximizar o efeito.

O que deve ser considerado na fase de projeto?

Antes de instalar uma usina elétrica autônoma, é importante selecionar o local mais adequado para a instalação de painéis solares, seu tipo e finalidade. De acordo com estes critérios, determinar os parâmetros para os painéis solares e os acessórios.

Escolhendo um painel solar

Três tipos de painéis solares são populares como fonte de eletricidade hoje em dia:

Com um módulo policristalino – eles são caracterizados por taxas de geração estáveis, independentemente da intensidade dos raios solares. Também as células solares policristalinas de silício têm uma eficiência relativamente baixa de 9 a 18%, dependendo do fabricante. Com o tempo, a eficiência não diminui, mas a desvantagem das células policristalinas é o tempo de vida relativamente curto de cerca de 10 anos.

Com um módulo monocristalino – tais painéis produzem eletricidade de forma desigual em tempo ensolarado e nublado, eles perdem energia com o passar do tempo. Mas a eficiência do fornecimento autônomo de energia com base no silício monocristalino está na faixa de 12 a 25%. E a vida útil dos painéis monocristalinos é de cerca de 25 anos.

Escolha de local e método de instalação

A ótima geração de corrente elétrica é assegurada se a luz solar suficiente alcançar a superfície do painel, de modo que os edifícios e as árvores próximas não devem sombreá-lo. O mesmo se aplica ao modo como eles estão posicionados uns em relação aos outros – os painéis superiores ou laterais não devem cobrir os painéis vizinhos. A produção ótima de eletricidade é obtida quando o conversor fotovoltaico está em ângulo reto com a luz, o que também deve ser levado em conta na escolha do local.